Muito se fala em transformação digital com enfoque em melhorar processos, baixar custos, vender pela Internet, ser escalável, ser replicável e outras teorias diversas. Muitas vezes ela é tratada como um aglomerado de ações tecnológicas definidas por um punhado de pessoas em uma organização. Quando isso acontece o que temos de resultado são pequenas melhorias de produtividade e de eficiência, um “mais do mesmo” só que digital.
A Transformação Digital é um processo HUMANO e não tecnológico. É uma forma diference de fazer e pensar sobre como vencer os desafios do dia-a-dia. As corporações que entendem isso dão saltos de qualidade e eficiência muito acima da média. Mudam a cabeça de diretores, acionistas, gerentes e funcionários. Mudar mentes, este deve ser o objetivo!
Neste contexto, a LGPD/GDPR vem trazer novos elementos HUMANOS a este desafio. Elementos que definitivamente não estavam presentes em NENHUM processo de desenvolvimento de soluções digitais. O respeito real ao usuário.
Quem é você no mundo digital se não suas identificações (IDs e Senhas) e seus dados pessoais? E se a forma de expor seus dados pessoais não são respeitados pela grande maioria das tecnologias desenvolvidas, isso é um GRANDE PROBLEMA HUMANO. Este é o enfoque da LGPD/GDPR e por isso ela é tão complexa de ser implementada de fato.
Costumo comparar a LGPD/GDPR ao BUG do Milênio, onde a grande maioria dos sistemas desenvolvidos considerava apenas 2 dígitos no ano. Assim, na virada de 1999 para 2000 os dígitos do ano que vinham crescendo iriam zerar (99 para 00). E agora? Como fazer as contas matemáticas de forma correta? La foram os programadores adaptarem milhares de códigos fontes pelo mundo.
A LGPD/GDPR expõem um “bug-ultra-master-mega bug do milênio”. Expõem para a sociedade todo um conjunto de sistemas com seus modelos de negócios modernos que na prática tratam os dados de terceiros como seus.
Enfim, absolutamente NADA que foi desenvolvido até hoje consegue de fato atender a este novo requisito de compliance. Muito diferente do pequeno bug do milênio, muitas das correções que devem ser feitas são tão complexas que em alguns casos todo o sistema deve ser redesenhado e refeito. Alguns modelos de negócios ou startups atuais simplesmente vão DESAPARECER.
Copiar dados privados entre um banco de dados e uma planilha não é uma questão tratada apenas com sistemas e sim com muito treinamento para as pessoas. Estas pessoas estão a anos operando sistemas partindo do princípio que os dados são delas, afinal é assim que os próprios sistemas tratam a informação. Isso demonstra a importância da inclusão destes conceitos HUMANOS nos processos de Transformação Digital com o compliance à LGPD/GDPR.
Quem sabe agora comecemos de fato a fazer sistemas para atender pessoas. Acredito que a LGPD/GDPR é apenas o inicio de um processo de HUMANIZAÇÃO das relações digitais.
Sucesso para todos!
Rodrigo Fragola, CEO da Awaken People & Businesses, Presidente da Assespro/DF e Information Security Specialist, Mentoring and Professional & Self Coaching