Me perguntam muito sobre a diferença do processo de COACHING e MENTORING. Apesar de existir muito material na Internet sobre esse assunto, um bom papo inicial com um Mentor ou um Coach pode esclarecer melhor qual a alternativa adequada para seu momento de vida. Note, o SEU MOMENTO DE VIDA é o aspecto MAIS IMPORTANTE que deve ser considerado.

O Mentoring é um processo de Mentoria onde as experiências de vida e profissionais do Mentor são fundamentais para auxiliar na solução dos assuntos trazidos pelo “aluno”. Os encontros são agendados de acordo com as questões que estão sendo levantadas e o desenrolar das atividades. Ideal para aperfeiçoamento de habilidades técnicas e emocionais necessárias para etapas da vida onde o “aluno” deseja desempenho e eficiência com a redução do tempo de aprendizagem. Existe uma troca de conhecimento entre os participantes, focando na experiência de ambos. No final de todo encontro teremos tarefas práticas e recomendações.

O Coaching é um processo baseado em aplicação de perguntas que geram reflexões do “aluno” ou Coachee. Não é necessário pré-conhecimento do Coach na área desejada pelo Coachee. É um processo que geralmente dura de 3 a 6 meses,  com aproximadamente 10 encontros. Utiliza-se técnicas especificas que devem ser aplicadas corretamente. Estas reflexões visam trazer um conhecimento maior do Coachee quanto a suas habilidades reais e como podemos aplicá-las no dia-a-dia. No final de todo encontro teremos tarefas práticas e recomendações.

Na minha opinião:

  1. Dizer que uma abordagem é melhor que outra não é correto. A boa relação entre “professor” e “aluno”, a empatia, a confiança e o empenho de ambos é o que gera de fato o resultado final.
  2. É verdade que os Coachs têm se especializado em áreas do conhecimento ou da vida humana (tais como relacionamento, família, profissional). Acredito que esta tendência vem de uma visão distorcida do que realmente é um processo de Coaching e de eventuais atendimentos de Coaching que são de fato Mentoring. De qualquer forma, é uma realidade de mercado, então: a minha área preferida é Coaching para Executivos.
  3. Mentoring não é superficial. Em alguns atendimentos de Mentoring chegamos sim a questionar princípios básicos e axiomas profissionais e de vida, mas o objetivo geralmente do processo não é este. Note, vai depender da experiência do Mentor em lidar com estas situações. Como faço os 2, não tenho dificuldades.
  4. Coaching serve também para questões práticas. Isso é um fato. Mesmo trazendo reflexões profundas e trazendo à tona aspectos emocionais, é evidente que estes podem influenciar sua performance. Então, subestimar a influência das emoções sobre as atividades do dia-a-dia é bem comum em nossa cultura.
  5. Por mais que insistam os alunos, não tem como fazer Mentoring e Coaching na mesma sessão. Em sessões diferentes e em dias diferentes é possível, mas irá depender muito da capacidade do Coachee ou aluno de entender o papel dele em cada processo. Podemos arriscar em dias diferentes, mas o Mentor ou o Coach tem que ficar atento as respostas do aluno.
  6. O que o Mentor ou Coach não irão fazer é dar as respostas completas e definitivas. Isto as vezes decepciona o aluno, mas ele tem que entender que não é uma consultoria. Na técnica de Coaching isso já é uma premissa. Já no Mentoring existe uma abertura maior para discutir as respostas ideais. Entretanto, por mais experiente que seja o Mentor nunca a sua experiência será igual a dele. Em raríssimos casos a sua resposta é exatamente o que o aluno precisa. Então o aluno tem que entender que o resultado depende muito do trabalho que será executado fora dos encontros. Não tem moleza não!!!
  7. Infelizmente nem sempre a ligação correta entre professor e aluno se mantém durante todo o processo e isso é decorrência de vários fatores externos ou pessoais. Cabe ao Mentor ou Coach mais experiente perceber essa perda e discutir a mesma com o aluno ou então encerrar o processo.
  8. Um Coach/Mentor pode ser bom para uma pessoa e para outra não. A referência de casos de sucesso é uma prática muito usada, mas não garante êxito. No caso do Mentoring, o aluno geralmente escolhe o Mentor pelo sucesso em sua área de atuação, mas um executivo de sucesso não fará necessariamente que outros executivos tenham sucesso.
  9. Ambos podem ser contratados pela empresa ou pela pessoa diretamente. Eu prefiro uma contratação pessoal com comprometimento do aluno pois o resultado do aluno é o meu resultado. Com comprometimento o resultado isso fica mais fácil de ser atingido.

Resumindo…

Um bom processo de Coaching ou de Mentoring vai ampliar sua percepção de si mesmo e do ambiente, sendo que no final teremos:

  1. As melhores lições que o aluno tem condições de aprender;
  2. Os melhores resultados que o aluno tem condições de entregar;
  3. As melhores respostas que o aluno tem condições de entender.

Enfim, uma versão melhor de si mesmo.

Sucesso para todos!

Rodrigo Fragola, CEO da Awaken People & Businesses, Presidente da Assespro/DF e Information Security Specialist, Mentoring and Professional & Self Coaching

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